segunda-feira, 8 de março de 2010

Estranhos estrangeiros...


Sábado, 06 de março de 2010

Nesse dia, após o ritual de reza e canto para o início dos trabalhos, concentramos e aquecemos através de dinâmicas e jogos, e partimos rapidamente para o trabalho expressivo... Tínhamos lançado uma provocação no dia anterior que era a seguinte: eles iriam compor personagens de estrangeiro...Para isso eles podiam lançar mão de tudo que se precisa para compor personagens: figurinos, gestuais, falas, jeitos de caminhar, nome, sobrenome, lugar de procedência e um objetivo, ou seja, o que aquele estrangeiro veio fazer na comunidade... sugerimos, Fábio e eu, que eles criassem uma língua própria, ou falassem com sotaque...eles ficaram bastante motivados com a idéia de 'encarnar' personagens...seria a primeira vez que faríamos isso...até então trabalhamos com narração, memórias, reminiscências...Naquele dia eles iriam falar, andar e dizer o nome de outro em nome do estranho estrangeiro...

Essa provocação teve como base uma situação do romance de Mia Couto, "Antes de nascer o mundo", que serve como referência ao trabalho. No livro, em determinado momento acontece a visita de uma estrangeira que abala os alicerces de Jesusalém (cidade criada e inventada por um personagem do livro, o patriarca Silvestre Vitalício).


Ronaldo Serruya.

p.s.: acima, uma foto das Estranhas estrangeiras que foram visitar a comunidade do Kaonge Dendê, em pleno Recôncavo baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário